quarta-feira, 25 de maio de 2016

Separação de Misturas

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
 DE MISTURAS



1) Filtração: É um processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido disperso, em um líquido ou em um gás.

 Na indústria, filtrações também são muito utilizadas. Um exemplo é o dos filtros adaptados às chaminés das fábricas, para evitar que a poeira que acompanha os gases industriais seja lançada à atmosfera. Outro exemplo importante é a filtração da água, antes de ser distribuída pelas canalizações de uma cidade; essa filtração é feita, em geral, obrigando-se a água a atravessar os chamados “filtros de areia”, nos quais camadas de areia conseguem reter as partículas sólidas presentes na água.


(O aspirador filtra o ar)




2) Decantação: Também um processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido num líquido ou de dois líquidos imiscíveis entre si. Por exemplo, a areia que está em suspensão na água vai, lentamente, se depositando no fundo do recipiente (processo chamado sedimentação); no final, a água pode ser separada ou por inclinação cuidadosa do recipiente (processo de decantação) ou, então, por aspiração com auxílio de um sifão (processo de sifonação).

Para acelerar a decantação usa-se o processo de centrifugação: Uma centrífuga imprime rotação rápida ao recipiente em que está o sistema de um sólido em suspensão em um líquido; com a aceleração provocada pela rotação, as partículas sólidas sedimentam mais depressa.



Em certas indústrias químicas, existem “câmaras de poeira”; em um circuito em ziguezague, as partículas sólidas perdem velocidade e se depositam.


3) Destilação: Um processo físico que serve para desdobrar as misturas homogêneas, como as soluções de sólidos em líquidos (destilação simples) ou as soluções de dois ou mais líquidos (destilação fracionada).



  Quando destilamos dois líquidos miscíveis entre si, a separação tende a ser melhor quanto maior for a diferença entre as temperaturas de ebulição dos dois líquidos; nesse caso o líquido mais volátil destila em primeiro lugar. Evidentemente, a separação não será possível no caso das misturas azeotrópicas. É o que acontece com uma mistura de aproximadamente 96% de álcool comum e 4% de água, em volume, que destila inalterada a 78,1 °C.
Os processos de destilação são muito usados nas indústrias. Um dos mais simples é o do alambique para fabricação de aguardente:



4) Cristalização: É um processo físico que serve para separar e purificar sólidos. A água do mar contém vários sais. Em uma salina, entretanto, com a evaporação lenta da água, o sal comum (cloreto de sódio) cristalina-se antes de outros sais e, assim, é separado.

5) Sublimação: A sublimação é aplicável quando apenas um dos componentes da mistura é sublimável. É como se purifica o iodo:

6) Dissolução fracionada: A dissolução fracionada é aplicável quando apenas um dos componentes da mistura é solúvel num dado líquido. Por exemplo, colocando-se uma mistura de sal comum e areia em água, o sal irá se dissolver, enquanto a areia não; por decantação, separamos a solução de sal e água da areia; e, por

evaporação, recuperamos o sal.



Fontes:
 Química 1 - Ricardo Feltre
                                                                                          http://projetomedicina.com.br/portal/










Nenhum comentário:

Postar um comentário