terça-feira, 24 de maio de 2016

Matéria e suas transformações

CONHECENDO A MATÉRIA
 E SUAS TRANSFORMAÇÕES


  • Fusão é a passagem do estado sólido para o líquido.
  • Solidificação é o inverso.


  • Vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso  (gás ou vapor).
  •  Evaporação é a vaporização lenta, que ocorre na superfície do líquido, sem agitação nem surgimento de bolhas.
  •  Ebulição é a vaporização rápida, com agitação do líquido 
aparecimento de bolhas.
  • Calefação é uma vaporização muito rápida, com gotas do líquido “pulando” em contato com uma superfície ultra-aquecida.



  • Liquefação ou Condensação é a passagem do gás ou vapor para o estado líquido.
  • Sublimação é a passagem do estado sólido diretamente para o gasoso (e menos freqüentemente usada para a transformação inversa).


Se acompanharmos as mudanças dos estados físicos da água, com um termômetro que permita registrar as temperaturas durante o processo de aquecimento, ao nível do mar, iremos notar que: o gelo puro derrete a 0 °C (temperatura ou ponto de fusão do gelo) e a água pura ferve a 100 °C (temperatura ou ponto de ebulição da água).






    Neste gráfico notamos dois trechos horizontais (dois patamares). 
O primeiro patamar do gráfico exprime o fato de que a fusão do gelo ocorre à temperatura constante de 0 °C, que é a temperatura de fusão ou ponto de fusão (P.F.) do gelo. Do mesmo modo, o segundo patamar indica que a ebulição da água ocorre à temperatura constante de 100 °C, que é a temperatura de ebulição ou ponto de ebulição (P.E.) da água. No resfriamento da água, o gráfico será “invertido”:


  Se tivermos uma mistura (ou substância impura), os patamares mostrados acima não serão mais encontrados. Assim, por exemplo, uma mistura de água e sal terá um intervalo (ou faixa) de fusão abaixo de 0 °C e um intervalo (ou faixa) de ebulição acima de 100 °C, ao nível do mar, como se vê abaixo.


Existem misturas especiais que acabam se comportando como se fossem substâncias puras, diante dos fenômenos de fusão/solidificação ou de ebulição/condensação. 

No primeiro caso, temos uma mistura eutética (ou, simplesmente, um eutético), que se funde/solidifica em temperatura constante (como no caso da liga metálica que contém, em massa, 62% de estanho e 38% de chumbo, que se funde à temperatura constante de 183 °C); no segundo caso, temos uma mistura azeotrópica (ou, simplesmente, um azeótropo), que ferve/se condensa em temperatura constante (como ocorre com a mistura contendo, em volume, 96% de álcool comum e 4% de água, que ferve à tempera-tura constante de 78,1 °C).

Fontes: 
Química 1 - Ricardo Feltre
http://projetomedicina.com.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário